top of page

Apontamentos:

HANSEN, Fábio. A noção de pré-construído e seus desdobramentos no processo criativo do discurso publicitário. In: A pesquisa em Análise do Discurso no PPG-Letras/UFRGS e sua expansão institucional. Organon – Revista do Instituto de Letras da UFRGS, v. 24, n. 48, p. 137-149, Porto Alegre, 2010.

Discurso Publicitário

p. 2 - Na análise do processo criativo do discurso publicitário o sujeito se movimenta entre o interdiscurso e o intradiscurso, identificando-se de modo inconsciente e determinado sócio-histórico e ideologicamente com saberes da ordem interdiscursiva.
Nessa movimentação do sujeito reconhecemos dois momentos discursivos principais (...) saber: o briefinge o brainstorm./ p. 4- Em cada um dos dois momentos discursivos (briefing e brainstorm) aqui selecionados para análise, verificamos processos significativos que trazem no interior a presença do outro. Pelo papel do interdiscurso no intradiscurso e a apreensão do interdiscurso como corpo de traços formado na memória discursiva (PÊCHEUX, 1997), identificamos o atravessamento do outro no processo criativo do discurso publicitário. Percebemos como os campos discursivos movimentados ressoam desde o interdiscurso e quais relações estabelecem com a memória discursiva.

Discurso-outro, Pré-constituído, Interdiscurso

p. 137-149 – Atestamos que o discurso-outro emerge via pré-construído, produzindo efeitos de sentido. O pré-construído é um elemento do interdiscurso que, por sua vez, é o espaço externo onde são localizados e acionados outros discursos em circulação, constitutivos da FD. O interdiscurso se apresenta oculto, mas a partir de um determinado recorte, se lineariza no intradiscurso.”.

Memória Discursiva

p. 1 - É o saber discursivo que torna (...) tomada da palavra.

Memória discursiva, pré-constituído

p. 137-149 – A memória discursiva, pensada por Orlandi (2001, p.31) é “o saber discursivo que torna possível todo dizer e que retorna sob a forma do pré-construído, o já-dito que está na base do dizível, sustentando cada tomada da palavra”. A memória é o já-dito, os sentidos a que já não temos mais acesso, que foram constituídos ao longo de uma história e que estão em nós, sem pedir licença.

Pré-constituído

p. 2 - É um elemento do interdiscurso (...) constitutivos da FD.

p.4 - O pré-construído é algo que fala sempre antes, em outro lugar e
independentemente, determinado materialmente no interdiscurso.

p. 137-149 – Foi Paul Henry (1993) quem propôs o termo “pré-construído” para dar conta da presença o outro e a fim de designar o que remete a uma construção anterior e exterior ao discurso do sujeito. O pré-construído é algo que fala sempre antes, em outro lugar e independentemente, determinado materialmente no interdiscurso. Em outros termos, o pré-construído é um elemento do interdiscurso re-inscrito no (intra)discurso do sujeito e caracteriza-se, pois, por ser proveniente da exterioridade, proveniência esta que é esquecida.

bottom of page